quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mensagens Subliminares

Introdução


 

Aprender sobre o que são as mensagens subliminares, descobrir se elas realmente têm a capacidade de modificar nossa opinião sobre determinado produto, crença, comida etc.; saber identificá-las e evitá-las para não ser uma vítima e conscientizar as pessoas em geral a respeito do assunto é meu objetivo com este pequeno texto.

Começamos fazendo uma pequena reflexão sobre nossa realidade e o que é aprender.

Na vida humana, que começa com um nascimento, um crescimento um desenvolvimento, passa pela idade adulta, até se chegar na velhice, os seres humanos (transitórios e mortais ou eternos – almas eternas), sejam homens ou mulheres, crianças ou velhos, enxergam as coisas com os olhos! Certo?

Em parte. Quem enxerga, na realidade é o cérrebro. Como veremos adiante, é por este motivo que as mensagens subliminares funcionam em parte.

Podemos enxergar uma figura, até mesmo completá-la (gestalt), quando está incompleta, como nas estátuas que vemos nas fotografias sobre a Roma antiga, ou sobre a Grécia, quando lhes faltam as mãos ou a cabeça.

Porém é nosso julgamento sobre estas figuras que importa. Não importa se lhes completamos a figura corretamente ou perfeitamente, mas nosso julgamento sobre a figura em si.

Como julgamento, o que realmente importa, veremos que nossos julgamentos é que decidirão se uma mensagem subliminar nos afetará ou não!

O que importa é se, vendo a figura que completamos, sentimos felicidade ou tristeza, ou ainda alguma necessidade que tenhamos e que venha a aflorar neste momento.

Porém, vão dizer, felicidade out risteza são apenas momentos.

Realmente são momentos e passamos o restante do tempo ltentando compeltar a figura.

Isto dá trabalho para a mente e o cérebro! É na realidade algo fácil, mas trabalhoso.

Aprender, apreender os significados das coisas, é fácil, mas na realidade, sentir ou felicidade por ter aprendido algo com o que nos desiludimos, algo a respeito da natureza humana, por exemplo.

Nós somos animais... Somos inteligentes, pois usamos a razão... Somos homens e mulheres, rapazes e moças, meninos e meninas, crianças…

Temos que aprender algo sobre mensagens subliminares. Isto é um começo.


 


 

O que são as mensagens subliminares.


 

Primeiro conceituemos o que significa subliminar: subliminar está ligado ao conceito de limiar de percepção, ou seja, abaixo do limiar da percepção humana. Seja em imagens muito rápidas, seja em sons, com freqüências abaixo ou acima do normal, seja em imagens fixas, que utilizam-se do conceito de gestalt (completar a figura) etc....

Estas percepções são percepções auditivas, visuais, e também psiciológicas, como nas letras das músicas, em que idéias são inseridas, sem que as percebamos, usando para isso de malícias sutis, quase que imperceptíveis a ouvintes e leitores desatentos.

Esta é a definição. Onde é utilizada? Em propagandas, filmes, músicas, revistas, jornais, programas televisivos etc....

Na realidade são processos inconscientes que são deflagrados através de um sinal que não é prontamente percebido pela consciência da pessoa ou pessoas alvo! Por quê? Por que é muito rápido, disfarçado, emaranhado, no contexto todo.

Qual o objetivo de quem produz a mensagem subliminar? Obter do ouvinte ou assistente, ou leitor algum benefício em prol de si mesmo ou de para quem trabalha. Ou seja, produzir mais vendas, conseguir votos, conseguir prosélitos (seguidores religiosos)!

Todas as mensagens subliminares têm um significante e um significado. O significante pode ser uma imagem de caráter sexual, com uma frase depois dela dizendo para comprar, votar ou seguir este ou aquele líder religioso, ou esta ou aquela crença religiosa.

Todas as mensagens subliminares dependem de sentidos perfeitos, audição, visão e inteligências normais...

Dependem também de certos conhecimentos ou de que os ouvintes ou assistentes não tenham problemas com estes sentidos (daltonismo etc....).

Dependem também do conhecimento prévio da pessoa que assiste ou ouve.

Segunda a teoria americana as mensagens subliminares querem ter o poder sobre você! É isso verdade?

Sim. Querem. Mas é verdade que têm o poder sobre nós?

Em parte.

Por quê?

Por que dependem de três fatores básicos e uma porcentagem.

Os fatores são:

  1. Se você tem ou não condições de fazer o que a mensagem ordena ou pede!
  2. Se você está de acordo, isto é, não for a mensagem subliminar contrária aos seus princípios ou crenças, ou convicções!
  3. Houver ainda que inconscientemente, motivos razões, necessidades para que você as realize.

    A porcentagem: depende de quantas pessoas numa população normal estará nestas condições perfeitas para admitir e obedecer às mensagens subliminares...


     

    Por que as mensagens subliminares atingem as pessoas, influenciando-as?

    Se isto tudo não é consciente, é subconsciente, não é mesmo? Então, o que é subconsciente?

    Subconsciente na realidade não é um conceito válido. Não existe este conceito em ciência nenhuma. É uma maneira usual, corriqueira de referirmo-nos a um conceito utilizado em Análise Freudiana, chamado por ele de Instinctual Drivesm ou ID, ou ainda, inconsciente.

    Para Sigmund Freud (Segundo a Bibliografia aqui sugerida: obras completas de Sigmund Freud), a mente humana é subdividida – se é que assim podemos dizer – em algumas partes inter-relacionadas e importantíssimas: consciente, pré-consciente, inconsciente, super-ego.

    O que importa em nosso trabalho é compreender o que significa consciência e o que quer dizer inconsciente.

    Pergunto: o que é consciente? O que é consciência? Você agora está com esta pergunta na cabeça, tentando respondê-la... Se lhe fizer outra pergunta: - o que é inconsciente? Então você substyituirá na sua cuca a primeira pergunta por esta segunda pergunta e seu pensamento momentaneamente estará ocupado com ela...

    Isto é consciência! É aquilo que ocupa seu pensamento momentaneamente. O consciente é a porta de entrada e saída para todas as coisas racionais, palavras, imagens, sons etc., sobre os quais voc~e raciocina e responde a estímulos ou com atitudes ou coma atos propriamente ditos... Seja comprando, falando, votando, crendo etc. etc. etc. ...

    Sua consciência tem o papel de fazer as ligações entre idéias diferentes mas intgerligadas ou pela necessidade, ou pelo interesse, ou pela lógica, ou pelos sentimentos a elas ligados naturalmente.

    É n este caso, porta de entrada.

    Porta de saída, quando sem refletir muito, ou refletindo pausadamente e ponderadamente, você decide isto ou aquilo.

    Porém, e o que é mesmo o inconsciente?

    Inconsciente é ou são todos os processos químicos, biológicos, fisiológicos, elétricos (bioelétricos), psicológicos e tudo o que se relaciona com o funcionamento de seu corpo que você não percebe, mas que está ali, funcionando perfeitamente. Por exemplo: o coração bate, o cérebro comanda o coração enviando estímulos elétricos compassados, ou através de substâncias bioquímicas, sinais nervosos, e assim por diante. O fígado faz a sua função, o sangue corre pelas veias e artérias, as células consomem energia, transformando o alimento e o oxigênio em substâncias necessárias ao seu funcionamento e construção. Seu inconsciente serve para fazer você viver a partir de coisas elementares, como água, oxigênio ou coisas mais elaboradas, como açúcares, proteínas e gorduras...

    Mas o inconsciente tem também outras características: as psíquicas...! O inconsciente é tudo aquilo que você sente, sentiu, seus sonhos (traumas), suas lembranças, felizes ou não, seus motivos, o que voc~e aprendeu, leu, viu, sentiu a respeito de cada coisa em sua vida. Está ali, guardado a sete chaves sem você saber, ou lembrar conscientemente. Estas coisas estão ligadas umas às outras, dentro de seu cérebro, como um fio de linha em que estão de espaço em espaço, ligadas as idéias pela correlação, sentimento, significado, importência, imagem e formam todo o arcab ouço de suas memórias...

    E a sua consciência é o seu pensamento momentâneo, aquilo lque ocupa momentaneamente o seu pensamento, o seu cérebro.

    O que tem tudo isso a ver com mensagens subliminares?

    Já lhe digo.

    Comecemos. O inconsciente é tido por algumas pessoas como algo muitíssimo poderopso, capaz de fazer você adoecer e até mesmo morrer.

    Por esse motivo, pelo menos em teoria, as mensagens subliminares, que têm acesso ao seu inconsciente facilmente, que são por ele percebidas, passando por cima de sua consciência, sutilmente, sem que você perceba e possa decidir alguma coisa, teriam poder de dominá-lo e influenciá-lo a fazer o que não desejaria em outras situações, conscientemente.

    Porém, para que uma mensagem dessas se realize ela precisa passar por cima de outras coisas, de sua fé, por exemplo. De suas condições financeiras, de suas crenças, princípios, de sua consciência, aqui entendida como tudo aquilo que você acredita ser verdade.

    É verdade que as crianças, que não têm um filtro adequado para separar o que é bom ou verdadeiro ou correto do que é ruim, falso ou incorreto, são susceptíveis às mensagens subliminares...

    E os jovens, que ainda não completaram a formação de suas personalidades, dependendo de sua origem sócio-econômica e cultural, sua religião, sua família, as crenças etc., que são passadas de pai para filhos, também são parcialmente susceptíveis a estas mensagens.

    Em conslusão, estas mensagens dependem de vários fatores, como idade, condições sócio-culturais, educacionais, econômicas, religião, valores das pessoas a elas expostas, etc. Não são 100% certos os seus resultados, mas são um perigo quando se trata de crianças e adolescentes ...


     

    Novas idéias


     

    Sigmund Freud estudou a mente humana com cuidado e descobriu não só o poder do inconsciente, mas também o poder da consciência. O inconsciente de uma pessoa é capaz de adoecê-la a ponto de que ela própria se suicide. Mas a consciência tem o poder de curar uma pessoa. Para que as mensagens subliminares pudessem ter algum efeito, ainda que duvidoso, pois dependem das crenças, religião, valores, ética etc., de uma pessoa, precisariam ser imperceptíveis pela consciência, isto é, passar por sobre a consciência, entrando diretamente no inconsciente e assim realizar lá todo o trabalho de ligação de idéias, conclusões a serem tiradas, etc.

    Este trabalho pertence ao inconsciente da pessoa alvo.

    Vou exemplificar:

    Para que um debate político tivesse efeitos adicionais com mensagens subliminares, seria necessário que:

    1. Em primeiro lugar a rede de televisão que levasse ao ar tal programa tivesse dinteresse em este ou aquele candidato.
    2. Em segundo lugar, teria que passar, este rede de televisão, por sobre toda a legislação, que certamente ainda não existe, e lançar mensagens subliminares instantaneamente produzidas conforme o debate fosse se desenrolando...
    3. Estas mensagens deveriam ser levadas ao público, sem que este percebesse através da visão ou audição, passando em flashes rapidíssimos ou em sons de freqüência diferente e imperceptível a ouvidos atentos, mas não a ouvidos ou olhos do inconsciente das pessoas!
    4. Seria necessário que a verdade dos fatos apresentados pelos candidatos viesse à tona através das mensagens subliminares, a fim de que os eleitores, através de suas consciências, então, pudessem decidir perfeitamente sobre eles (os candidatos).
    5. Para que estas mensagens tivessem efeito dobrado ou aumentado, seriam necessárias poucas coisas do conh4ecimento que nós temos de Sigmund Freud.
    6. O primeiro: fazer ligações entre idéias ou fatos ou sentimentos contíguos e interligados pela lógica do momento em que há o debate.
    7. O segundo: que estes "sentimentos" pudessem aflorar, conforme a posição ou situação sócio-econômica, cultural, religiosa etc., do eleitor ouvinte ou assistente, telespectador.

    Penso eu que deveriam ser proibidas mensagens subliminares, pois desta forma aqui descrita seriam perigosas armas a serem usadas indiscriminadamente sobre pessoas inocentes, que trabalham, lutam uma vida inteira e não são geralmente ouvidas em suas dificuldades, o que para políticos, governos e empresas gigantescas e com grande poder econômico não seria difícil de obter, assim, resultados esperados, o que faria com que a injustiça prevalecesse, que as coisas não fossem mais democr[áticas, como deveriam ser.

    O uso do inconsciente coletivo (conceito que também pode ser utilizado na formação de mensagens subliminares – ligação de idéias ou sentimentos uns com os outros, segundo as teorias de Jung, é perigoso, podendo levar nações inteiras ao descalabro, por colocar em postos de comando da nação pessoas sem escrúpulos e interessadas apenas no lucro, no poder por ele próprio, doq eu no vbem da nação e no interesse das populações, sejam elas pobres ou ricas.

    O uso deste tipo de arma é na realidade um uso antiético.

    DUAS RESSALVAS:

    Há uma coisa chamada consciência, a qual teria que ser suplantada, o que é muitíssimo difícil.

    Há os valores éticos e morais, averdade sobre os fatos e as pessoas, algo que nunca poderá ser ignorado! Não adianta falar bem de um ladrão! Ele sempre será um ladrão! Mesmo mensagens subliminares não terão o poder de destruir a verdade!

    O uso positivo das mensagens subliminares:

    Mensagens subliminares, conforme o aqui descrito, poderiam ser utilizadas por governos para melhorar a vida das populações, e aí seria um uso lícito, aprovado em lei, regulamentado...

    De que forma?

    Simples, mensagens como:

    1. Poupe que a vida melhora.
    2. Poupe água.
    3. Cidadão limpo é cidadão consciente.
    4. Escove os dentes três ou quatro vezes ao dia.
    5. Etc.

    Estas mensagens poderiam melhorar a vida das pessoas, e muitas outras mensagens, que poderiam ser utilizadas para reciclar lixo, separar materiais recicláveis, coisas que não se consegue convencer o público de outras maneiras.

    Também poderiam melhorar a saúde bucal das pessoas.

    Poderiam ajudar a economizar recursos naturais, dinheiro, poupança interna.

    Melhorariam as condições de higiene das pessoas em geral.

    Porém, ações como estas, não deveriam e não poderiam estar separadas de ações públicas com o dinheiro do erário, como promover, por exemplo, a saúde bucal sem investir em medicina bucal. Ou querer que as pessoas reciclem materiais, ou separem o lixo, sem fornecer-lhes meios para tal, tais como recipientes adequados, latas de lixo com cores diferentes, etc. Também não adianta nada incentivar as pessoas a pouparem dinheiro se se colocam impostos sobre a poupança.

    Poupança tem que ser livre de impostos.

    Aí a consciência das pessoas acabaria por se rebelar contra s mensagens subliminares, o que é "um tiro no pé"!

    As mensagens subliminares podem ser usadas para qualquer fim. Dependendo do fim, pode-se considerá-las meios lícitos ou ilícitos, éticos ou antiéticos!

    Para que elas dêem certo, é preciso comprometimento de recursos públicos a serem investidos de alguma forma, para terem o retorno desejado.

    Outro exemplo de uso lícito e desejável das mensagens subliminares está no combate à violência em lugares onde ela é mais comum. Nos locais do Rio de Janeiro e São Paulo, além de outras grandes cidades, onde há muita violência, no Nordeste, em favelas e lugares pobres onde há muitos assassinatos e violência contra mulheres e crianças, nestes locais, até mesmo, diga-se de passagem em prisões e abrigos para adolescentes infratores, onde a violência reina, em todos estes lugares sempre há uma televisão disponível, onde quer que seja ... Seria um meio de "tratar" a psicopatia dos violentos e torná-los aos poucos pessoas com certo "caráter melhorado"! Programas especiais nestes locais, veiculados especialmente e dirigidos especialmente para infratores poderiam ser "testados" para verificar se há resultado ou não! Tudo dependerá, na realidade, da experiência e do aprendizado.

    Poderíamos relacionar esta teoria Freudiana ou Jungiana das mensagens subliminares com outras linhas de pensamento, sejam elas Skinnerianas (reforço), ou seja behavioristas, ou ainda outras linhas de pensamento. Tudo depende da análise, e como seria algo que se refere a grandes quantidades de pessoas, os assuntos ou mesmo as mensagens deveriam ter um caráter geral, válido para qualquer pessoa que fosse atingida por elas. Teria que ter um caráter de terapia muito próxima da terapia grupal, mas com apenas um sentido, isto é, sentido de entrada no inconsciente coletivo. Uma terapia para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário